Clima

Sobe para 11 o número de mortos no Estado em função da chuva

Givernador Eduardo Leite cancelou as aulaa rede estadual nesta quinta e sexta-feira; presidente Lula virá ao RS

Reprodução - Nível do rio Taquari assuta moradores de Roca Sales, uma das cidades atingidas

Atualizadas às 19h22min

O Rio Grande do Sul já registra 11 mortes devido à chuva dos últimos dias. No último boletim divulgado, 11 pessoas ficaram feridas e 20 estão desaparecidas. Ao todo são 114 municípios atingidos. As aulas foram suspensas nesta quinta e sexta-feira. O presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou que irá ao Rio Grande do Sul nesta quinta-feira (2) por causa das chuvas que atingem o Estado. 

"Eu estou pensando em ir amanhã ao Rio Grande do Sul para que a gente possa ajudar de forma efetiva a diminuir o sofrimento desse povo", disse o presidente em telefonema com o governador Eduardo Leite, divulgado nas redes sociais de Lula. 

Sobre as aulas, de acordo com a Secretaria da Educação (Seduc), a medida foi adotada por determinação do governador Eduardo Leite, e vale para todas as escolas estaduais e segue orientações da Defesa Civil estadual. Orientações relativas a reposição dos dias letivos serão divulgadas ainda nesta sexta-feira. Desde a última terça-feira (30), a Seduc, por meio das coordenadorias regionais, e a Secretaria de Obras Públicas (SOP), com suas regionais, têm monitorado a situação das escolas nos municípios mais atingidos pelas chuvas.

De acordo com a última atualização, ocorrida às 18h desta quarta-feira, 315 escolas, em 133 municípios, foram afetadas de alguma forma pelas chuvas. Dessas, 97 foram danificadas.

Trabalho

"Precisamos resgatar já centenas de pessoas em dezenas de municípios que estão em situação de emergência pelas chuvas intensas já ocorridas e que vão continuar nos próximos dias", escreveu Leite. 

Os temporais que castigam o Rio Grande do Sul desde segunda-feira já causaram estragos em mais de cem municípios. O estado vem sofrendo com ciclos cada vez mais recorrentes de intempéries climáticas.

No segundo semestre do ano passado, enchentes provocadas por fortes chuvas fizeram transbordar o Rio Taquari, em uma das piores cheias em décadas e deixaram um rastro de destruição, perdas materiais e cerca de 50 mortes.


Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Defesa Civil apresenta balanço de estragos na região Anterior

Defesa Civil apresenta balanço de estragos na região

Concurso unificado: governo trabalha para garantir segurança na prova Próximo

Concurso unificado: governo trabalha para garantir segurança na prova

Deixe seu comentário